Quanto tempo demora a organizar uma mudança?

O tempo que levamos para organizar uma mudança depende de alguns fatores, como o tamanho da casa, a quantidade de objetos que guardamos ou a ajuda que temos. Normalmente, uma casa com sala, cozinha, casa de banho e dois quartos costuma demorar de quatro a cinco horas de organização. Por outro lado, o transporte de uma casa para outra, se nós mesmos a fizermos, pode levar alguns dias. Porém, se contratarmos uma empresa de mudanças profissional, geralmente não leva mais de três horas, dependendo da distância entre uma casa e Nesta altura, deves avaliar a quantidade de móveis que tens para transportar, o peso, a ajuda que tens e, sobretudo, o orçamento. A opção profissional é sem dúvida a mais rápida e a que te dá as melhores garantias. Se finalmente decidires fazê-lo sozinho, deves avaliar o preço do aluguer de uma carrinha, pôr gasolina, proteger os móveis e avaliar o tempo e esforço investidos.

Truques para organizar bem uma mudança

Se decidiste contratar uma empresa de mudanças ou fazê-lo tu mesmo, chegou a hora de fazer as malas. Contamos-te alguns truques:

  • Desmontar divisão a divisão: se tentarmos cobrir toda a casa pode ser difícil. É melhor ir passo a passo e de menos para mais. No final, sem perceber, terás embalado a casa toda.
  • Localizar objetos importantes e valiosos, assim quando desempacotares e começares a colocá-los terás tudo bem localizado.
  • Escreva o conteúdo nas caixas: se tens muitos móveis ou acessórios, vais acabar por esquecer exatamente o que tem cada uma das embalagens. Ao nomeá-las, terás oportunidade de colocar os objetos de acordo com a sua ordem de prioridade.
  • Organizar uma caixa com um “kit de primeira noite”: as mudanças costumam ser longas e cansativas e muito provavelmente quando chegares à tua nova casa vais querer deitar-te e descansar. Por isso, recomendamos que desfaças primeiro esta caixa onde encontrarás tudo o que precisas para passar a primeira noite: mantas, pijamas, escovas de dentes, etc.
  • Limpar as coisas antes de embalá-las: assim evitarás ter que fazer isso quando chegares e acumular sujidade

Como fazer uma mudança passo a passo?

Ao organizar uma mudança, é recomendável fazê-la com pelo menos um mês de antecedência, pois terás que solicitar turnos no trabalho ou férias, combinar o dia com a empresa de transporte etc.. Um ótimo truque para facilitar a mudança é começares a desfazeres-te de coisas que não usas mais. Se não usas um objeto há pelo menos dois anos, é uma ótima oportunidade para te desfazeres dele e, assim, evitar acumular coisas desnecessárias na nova casa, deixando espaço para outras novas. Terminada a primeira etapa, é hora de decidir se contratas uma empresa de mudanças ou fazes tu mesmo. Alugar uma carrinha pode parecer uma ótima ideia e muito mais barato do que uma empresa especializada, porém, se não estiveres habituado a mover móveis, isso pode custar caro e alongar a mudança muito mais horas do que havíamos estimado.

Primeiros passos para organizar uma mudança

A primeira coisa a fazer é guardar os itens essenciais, as coisas mais importantes e as que usamos diariamente. Ao embalar primeiro os objetos mais necessários, evitaremos esquecê-los ou não encontrá-los mais tarde. O melhor é que vão todos juntos na mesma embalagem. Depois de embalado o essencial, podemos passar para os objetos mais volumosos para que fiquem no fundo e não incomodem na hora de continuar a empacotar e juntar caixas. Se deixarmos objetos grandes para o final, eles podem acabar por nos atrapalhar ou podemos ficar sem espaço para colocar itens menores.

Defina um orçamento

Dedique algum tempo a refletir sobre a sua predisposição financeira para contratar alguns serviços (empresas de mudanças, empresas de limpeza, etc.). Definir um orçamento para todo o processo vai ajudá-lo a perceber quanto dinheiro consegue alocar a cada coisa. Sendo esta uma jornada intensa e normalmente muito cansativa, poderá ser boa ideia delegar algumas tarefas e contratar determinados serviços. Se, por outro lado, não tiver disponibilidade financeira para tal ou se quiser optar por uma estratégia low-cost, poderá ser boa altura para pedir ajuda aos seus amigos e vizinhos

Crie um calendário para mudar de casa e faça listas de afazeres

Divida o projeto em várias semanas e defina objetivos específicos para cada semana, de forma a que não se sinta assoberbado com a sensação de que ainda está tudo para fazer. Por exemplo, se está num imóvel arrendado, informe o seu senhorio da sua intenção de sair do imóvel, de acordo com a antecedência acordada contratualmente. Na semana seguinte, trate de reservar o transporte com a empresa de mudanças e de informar a sua empresa que precisa de tirar alguns dias de férias e assim sucessivamente. Faça também listas de afazeres e coloque lá tudo o que precisa de ser tratado. Não confie na sua memória, porque é muito frequente que, durante processos como estes, as coisas se tornem ligeiramente menos óbvias e imediatas. Use e abuse dos post-its, do quadro branco do escritório,do seu bloco de notas ou de lembretes no telemóvel

A importância do planeamento

Muita gente pode pensar que o processo de mudar de casa começa no preciso momento em que se coloca as mãos à obra e se começa a empacotar todos os pertences. Errado! O planeamento — a primeira fase deste processo — tem um papel muito importante e não deve ser menosprezado. Quanto melhor planear, melhor irá conseguir antecipar as suas necessidades e mais preparado vai estar para lidar com elas. Mudar de casa pode ser um processo verdadeiramente stressante e desgastante para qualquer pessoa. Entre tantas coisas que é preciso organizar e operacionalizar, é provável que pequenas falhas surjam ao longo do processo, tornando-se um fator de stress adicional. A mudança de casa pode ser mais ou menos complexa dependendo de fatores tais como: o número de elementos da família, a existência ou não de animais de estimação, a distância entre a antiga e a nova habitação, etc. É bastante provável que nem tudo corra 100% de acordo com o plano inicial, mas, com o mínimo de preparação e organização, é possível minimizar as pequenas falhas e usufruir de uma mudança de casa descontraída e, quiçá, até divertida!

Organize a mudança de morada e informe as principais entidades

Correspondência perdida é uma das dores de cabeça mais frequentemente associadas a uma mudança de casa. Por isso, algumas semanas antes de mudar de casa, não se esqueça de comunicar a alteração de morada às principais entidades (bancos, entidade patronal, etc.) e considere contratar um serviço de reencaminhamento de correspondência, durante um período transitório. Os CTT têm um serviço de reexpedição de correspondência para este efeito. Ao subscrever este serviço, terá a garantia de que a correspondência entregue na morada antiga irá ser reenviada para a nova morada. Desta forma, evitará perdas de comunicação e algumas dores de cabeça.

Crianças e animais de estimação

Se tem crianças a seu cuidado, no dia da mudança, poderá ser boa ideia levá-las à creche ou pedir a algum familiar ou amigo que cuide delas. Defina um plano alternativo para os mais novos, uma vez que tê-los por perto em plena mudança pode ser um fator de stress adicional para todos. Da mesma forma, se tem animais de estimação, lembre-se que também eles vão precisar de um plano. Revisite o seu orçamento e veja se há espaço para serviços de petsitting no dia das mudanças. E não se esqueça que é obrigatório declarar a mudança de morada dos seus companheiros de quatro patas no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia). Se tem crianças a seu cuidado, no dia da mudança, poderá ser boa ideia levá-las à creche ou pedir a algum familiar ou amigo que cuide delas. Defina um plano alternativo para os mais novos, uma vez que tê-los por perto em plena mudança pode ser um fator de stress adicional para todos. Da mesma forma, se tem animais de estimação, lembre-se que também eles vão precisar de um plano. Revisite o seu orçamento e veja se há espaço para serviços de petsitting no dia das mudanças. E não se esqueça que é obrigatório declarar a mudança de morada dos seus companheiros de quatro patas no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia A hora de fazer a sua mudança ou transporte e cercada de grande expectativa, a mudança para a casa nova por exemplo requer uma série de cuidados e providências. O importante para quem está prestes a entrar num novo imóvel é fazer um planejamento e agendar o transporte de seus pertences. Para que a transição seja tranquila, o ideal é solicitar o serviço com alguns dias de antecedência, no caso de mudanças locais.

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